2 de set. de 2012

Como Escrever um Diário Espiritual - Tim LaHaye


Por Tim LaHaye.

O melhor instrumento que uso para extrair o máximo de minha leitura devocional é meu hábito de manter um diário espiritual. Não é necessário um diário ou caderno extravagante; uma simples folha de papel ou um pequeno caderno em espiral é suficiente. Usando uma página por dia, escreva o dia da semana, o mês e a data no topo, com espaço para a passagem que será lida.

Há cinco coisas que você deve incluir em seu diário:

     1. A Mensagem de Deus para Você Hoje 
A primeira coisa a procurar é a mensagem especial de Deus no dia. Naturalmente, isso será muito influenciado pela passagem estudada no dia e sua própria necessidade no momento.


     2. Uma Promessa de Deus
A bíblia está cheia de promessas de Deus a Seus filhos. Você não encontrará uma em todas as passagens, mas promessas são tão comuns que você as achará com muita frequência. Em muitas passagens, encontrará várias promessas; por isso, você deve selecionar a melhor dos três ou quatro capítulos que leu no dia. Há duas coisas a considerar antes de reivindicar uma promessa: 1) certifique-se de se tratar de uma promessa universal, 2)certifique-se de que se aplica a você. Algumas promessas são para Israel; outras, para as pessoas do Milênio; outras, ainda, são juízos prometidos aos ímpios. Sempre examine a passagem bíblica à luz das pessoas a quem foi escrita e à luz do contexto.
Outra coisa que se deve ter em mente ao procurar promessas é se elas apresentam condições. Anote sempre as condições que precedem uma promessa para saber se pode ou não reivindicá-la.

     3. Um Mandamento a Guardar
A Bíblia está repleta de mandamentos a serem obedecidos pelo povo de Deus. Esses mandamentos são para o nosso bem, já que guardá-los enriquece nossas vidas. À medida que encontrá-los em sua leitura, escolha os mais importantes para sua vida naquele momento e a registre em seu diário.

     4. Um Princípio Eterno
Uma razão de a Bíblia ser o melhor manual já escrito sobre comportamento humano é que ela contém milhares de princípios eternos para o cotidiano. Esses discernimentos divinos nos orientam como crentes e ajudam a programar a nossa mente com antecedência para que não tenhamos de passar por processos agonizantes de raciocínio quando precisarmos tomar decisões. Obedecer a princípios eternos produz alegria e satisfação na vida dos que pertencem ao Senhor.

     5. Sua Aplicação
Como instrumento principal na implementação dos "achados" acima na sua leitura diária, escolha um que corresponda à sua maior necessidade e escreva como pretende implementá-lo em seu cotidiano. Peça a Deus Sua ajuda para aplicar os princípios bíblicos que estuda à área de sua vida que, na sua opnião, precisa de maior aperfeiçoamento.
Diários oferecem aplicações simples, mas práticas, para sua vida com relação a desafios que encontra na Palavra de Deus. Essas aplicações transformarão sua vida no andar cristão progressivo e consistente de que todo filho de Deus precisa.

Texto extraído da Bíblia de Estudo Profética de Tim Lahaye - Editora Hagnos. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Navegar com qualidade?

Firefox